O vice-prefeito Sergio Cechin, que concorrerá à prefeitura de Santa Maria pelo Progressistas, tem, nos últimos dias, feito articulações para que a frente encabeçada por PP e MDB mantenha-se robusta. Na última sexta-feira, o Avante comunicou, por meio da presidência local, o desembarque da coligação liderada por Cechin, que tem como vice o vereador Francisco Harrisson.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Acontece que, na tarde desta quarta-feira, Cechin esteve reunido com a presidente do Avante estadual, Carmen Santos. Em pauta, foi tratado do retorno da sigla à frente progressista, o que deve ocorrer por meio de uma intervenção estadual, de acordo com o coordenador da campanha, Rafael Dulor. O Avante, na semana passada, passou a apoiar a pré-candidatura de Jorge Pozzobom (PSDB) à reeleição.
Se isso ocorrer, de fato, a tendência (e o previsível) é que o presidente municipal do Avante, Moacir Alves, que é candidato a vereador, seja destituído da função. E, assim, o Avante tenha o retorno à frente Cechin/Harrissson.
No momento, a candidatura de Cechin conta ainda com o apoio do PL, Podemos, Patriotas, PRTB, Solidariedade e PROS. Há ainda que se observar uma possível mudança de planos do lado do Podemos, a ser conferida hoje.